A Quinta

Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião

O renascer
da crença

O símbolo heráldico que inspira o cunho da Quinta de S. Sebastião, conta a história de um mártir e Santo Cristão, que acreditou poder demover o Império Romano da perseguição aos cristãos.

Nascido em Roma e valente guerreiro, Sebastião ingressa no exercito romano e chega ao comando da guarda pessoal do imperador – a Guarda Pretoriana. A sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos, levou o imperador a julga-lo como traidor. Depois de executado por meio de flechas foi (+) >abandonado pelos soldados, para que sangrasse até a morte amarrado a uma árvore. À noite uma crente cristã, retirou o corpo de Sebastião para dar-lhe sepultura, ao perceber que este ainda estava vivo, deu-lhe abrigo e cuidados até estar restabelecido. Já recuperado, Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o e pedindo-lhe que parasse com as injustiças cometidas contra os cristãos. Diocleciano ordenou que fosse espancado até a morte e lançado no esgoto público impedindo que o corpo fosse venerado. Mas o corpo Sebastião acabou por ser resgatado e sepultado secretamente por crentes cristãos.

Anos mais tarde, os seus restos mortais foram solenemente transportados para a basílica onde se encontra até hoje. Nessa altura, a terrível peste que assolava Roma simplesmente desapareceu no momento da transladação. S. Sebastião passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

Esta crença alimentava a fé das gentes desta terra, que a acreditavam abençoada e protegida. As romarias, agradecendo a fertilidade da terra e o milagre de ter sido poupada das Pestes que assolaram o País, são testemunho deste facto. A história de S. Sebastião inspirou o espírito lutador e convicto das gentes desta terra, que do vinho faziam e fazem vida. É esta a herança da Quinta de S. Sebastião, a crença e a paixão que os tempos alimentaram de saber e rigor para contar uma nova história.

Hoje, a vida na quinta ainda reserva as tradições, os ritmos e as rotinas que as vinhas ditam. E acreditar na produção de vinhos de excelência não é só uma crença é uma vontade firmada de capacidade, conhecimento e ambição de vida. < (-)

O renascer
de uma identidade

Quinta de São Sebastião
Enólogo Quinta de São Sebastião

A conjugação dos factores climáticos amenos, dos declives soalheiros, da localização geográfica, da proximidade do mar, da protecção da montanha, e claro das pessoas que todos os dias vivem e cuidam das terras e vinhas da Quinta de S.Sebastião, dão corpo ao renascer de vinhos com uma frescura característica e uma identidade muito própria.

Os Vales de diferentes exposições solares e destintos declives de terras férteis, a influência do ar marítimo apaziguado pelas montanhas e a presença de cursos de água, criam um micro-clima equilibrado, perfeito para a produção do que de melhor se faz em Portugal. Formados por calcários, margas, argolas e arenitos, os solos podem considerar-se produtivos, em quase toda a área do conselho Arruda dos Vinhos. (+) >

A Quinta de S. Sebastião apresenta um terroir ideal que garante a qualidade das mais variadas castas e se, aos factores naturais, juntar-mos o carinho e o respeito no cuidado que lhes damos, obtemos os frutos perfeitos que abrem as portas à criação de vinhos exclusivos, servindo os mais exigente e rigorosos critérios de selecção. Por isso, para os nossos tintos, as escolhas da fruta recaíram sobre um conjunto de castas nacionais e estrangeiras, as tintas francesas Syrah e Merlot e as portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz (aragonês). Nas brancas a opção foi para as variedades nacionais Arinto e Cercial. Embora em 2007 a primeira vindima não tenha respondido às exigências, já em 2008 o resultado foi o renascer de vinhos com uma forte identidade.

O enólogo Filipe Sevinate Pinto, com quem contamos desde de 2012, abraçou este projeto trazendo todo o seu conhecimento, experiência e criatividade, para levar ainda mais longe os blends que vão fazer dos nossos néctares um marco de prestígio e identidade da Quinta de S. Sebastião. < (-)

ENOTURISMO
Visitas e Provas

Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião

Visite a Quinta de S. Sebastião, conheça a sua história, e numa viagem no tempo poderá apreciar a arquitetura do edifício do Séc. XVIII, visitar a Capela, a Adega e fazer um passeio pela Vinha, descobrir a Mina e o Picadeiro.

Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião
Vinhos Quinta de São Sebastião
Quinta de São Sebastião

Tem a idade legal
para consumir bebidas
alcoólicas no seu país?

Ao entrar no site está a aceitar a nossa Política de Cookies.