O renascer
da crença
O símbolo heráldico que inspira o cunho da Quinta de S. Sebastião, conta a história de um mártir e Santo Cristão, que acreditou poder demover o Império Romano da perseguição aos cristãos.
Nascido em Roma e valente guerreiro, Sebastião ingressa no exercito romano e chega ao comando da guarda pessoal do imperador – a Guarda Pretoriana. A sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos, levou o imperador a julga-lo como traidor. Depois de executado por meio de flechas foi (+) >abandonado pelos soldados, para que sangrasse até a morte amarrado a uma árvore. À noite uma crente cristã, retirou o corpo de Sebastião para dar-lhe sepultura, ao perceber que este ainda estava vivo, deu-lhe abrigo e cuidados até estar restabelecido. Já recuperado, Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o e pedindo-lhe que parasse com as injustiças cometidas contra os cristãos. Diocleciano ordenou que fosse espancado até a morte e lançado no esgoto público impedindo que o corpo fosse venerado. Mas o corpo Sebastião acabou por ser resgatado e sepultado secretamente por crentes cristãos.
Anos mais tarde, os seus restos mortais foram solenemente transportados para a basílica onde se encontra até hoje. Nessa altura, a terrível peste que assolava Roma simplesmente desapareceu no momento da transladação. S. Sebastião passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
Esta crença alimentava a fé das gentes desta terra, que a acreditavam abençoada e protegida. As romarias, agradecendo a fertilidade da terra e o milagre de ter sido poupada das Pestes que assolaram o País, são testemunho deste facto. A história de S. Sebastião inspirou o espírito lutador e convicto das gentes desta terra, que do vinho faziam e fazem vida. É esta a herança da Quinta de S. Sebastião, a crença e a paixão que os tempos alimentaram de saber e rigor para contar uma nova história.
Hoje, a vida na quinta ainda reserva as tradições, os ritmos e as rotinas que as vinhas ditam. E acreditar na produção de vinhos de excelência não é só uma crença é uma vontade firmada de capacidade, conhecimento e ambição de vida. < (-)
O renascer
de uma identidade
A conjugação dos factores climáticos amenos, dos declives soalheiros, da localização geográfica, da proximidade do mar, da protecção da montanha, e claro das pessoas que todos os dias vivem e cuidam das terras e vinhas da Quinta de S.Sebastião, dão corpo ao renascer de vinhos com uma frescura característica e uma identidade muito própria.
Os Vales de diferentes exposições solares e destintos declives de terras férteis, a influência do ar marítimo apaziguado pelas montanhas e a presença de cursos de água, criam um micro-clima equilibrado, perfeito para a produção do que de melhor se faz em Portugal. Formados por calcários, margas, argolas e arenitos, os solos podem considerar-se produtivos, em quase toda a área do concelho Arruda dos Vinhos. (+) >
A Quinta de S. Sebastião apresenta um terroir ideal que garante a qualidade das mais variadas castas e se, aos factores naturais, juntar-mos o carinho e o respeito no cuidado que lhes damos, obtemos os frutos perfeitos que abrem as portas à criação de vinhos exclusivos, servindo os mais exigente e rigorosos critérios de selecção. Por isso, para os nossos tintos, as escolhas da fruta recaíram sobre um conjunto de castas nacionais e estrangeiras, as tintas francesas Syrah e Merlot e as portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz (aragonês). Nas brancas a opção foi para as variedades nacionais Arinto e Cercial. Embora em 2007 a primeira vindima não tenha respondido às exigências, já em 2008 o resultado foi o renascer de vinhos com uma forte identidade.
O enólogo Filipe Sevinate Pinto, com quem contamos desde de 2012, abraçou este projeto trazendo todo o seu conhecimento, experiência e criatividade, para levar ainda mais longe os blends que vão fazer dos nossos néctares um marco de prestígio e identidade da Quinta de S. Sebastião. < (-)
ENOTURISMO
Visitas e Provas
Visite a Quinta de S. Sebastião, conheça a sua história, e numa viagem no tempo poderá apreciar a arquitetura do edifício do Séc. XVIII, visitar a Capela, a Adega e fazer um passeio pela Vinha e descobrir o Picadeiro.
Wine Slow Pace – Passeio e visita a pé pela quinta
Wine 4×4 – Visita com passeio de jipe
Wine & Horses – Visita com volta a cavalo
Provas de vinho
Vegan – Q.S.S. Rare
5 Vinhos da gama Rare: Tinto, Tinto Reserva, Rosé, Branco e Vinho Verde. Ainda ajuda a contribuir para a proteção de animais em perigo de extinção
Silver – S. Sebastião
4 Vinhos da gama S. Sebastião: Branco, Rosé, Tinto e Tinto Reserva
Gold – S. Sebastião e varietais
6 Vinhos: 4 vinhos da gama S. Sebastião, juntamente com 2 varietais
Platinum – Quinta S. Sebastião
4 Vinhos da gama premium Quinta S. Sebastião: Reserva Branco, Reserva Tinto, DOC Arruda e o extraordinário Rosé D. Aninhas
Todas as visitas incluem prova de vinhos
PROGRAMAS ESPECIAIS
Pic Nic ao Pôr-do-Sol –Visita e passeio de jipe até miradouro para desfrutar do pôr-do-sol
Almoço Vínico – Visita e almoço na Quinta
Espetáculo de Dressage – Visita com Dressage Cavalo
Todas as visitas requerem marcação prévia.